sábado, 9 de novembro de 2013

Paul Dirac - A energia total do vácuo é infinita…

Mecânica Quântica, 1928.


Um comentário:

  1. Paul Adrien Maurice Dirac OM, FRS (Bristol, 8 de Agosto de 1902 — Tallahassee, 20 de Outubro de 1984) foi um físico teórico britânico.

    Estudou engenharia elétrica na Universidade de Bristol, completando o curso em 1921. Em 1923 se formou em matemática e recebeu uma bolsa de pesquisa no St John's College, na Universidade de Cambridge.

    Fez contribuições fundamentais para o desenvolvimento da Mecânica Quântica e Eletrodinâmica Quântica. Foi Professor lucasiano de Matemática da Universidade de Cambridge e passou os últimos dez anos da sua vida na Florida State University. Entre outras descobertas, formulou a Equação de Dirac, que descreve o comportamento do férmion e que o levou à previsão da existência da antimatéria.

    Em sua tese, defendida em 1926, desenvolveu uma versão da Mecânica Quântica incorporando a “Mecânica Matricial” de Werner Heisenberg com a “Mecânica Ondulatória” de Erwin Schrödinger num único formalismo matemático.

    Em 1928, desenvolveu a chamada Equação de Dirac, que descreve o comportamento relativístico do elétron. Esta teoria o levou a prever a existência do pósitron, a antipartícula do elétron, que foi observado experimentalmente em 1932 por Carl David Anderson.

    Recebeu em 1933, junto com Erwin Schrödinger, o Nobel de Física1 .

    Participou da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª Conferência de Solvay.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Dirac

    ResponderExcluir