quinta-feira, 26 de setembro de 2013

C. Virgil Gheorghiu - Cidadãos

A Vigésima Quinta Hora, 1959


Um comentário:

  1. A VIGÉSIMA QUINTA HORA

    Constantin Virgil Gheorghiu nasceu na Romênia em 15 de setembro de 1916. Fez estudos de filosofia e teologia nas Universidades de Bucareste e Heidelberg. Durante alguns anos, foi secretário de ligação para as relações culturais no Ministério dos Negócios Estrangeiros da Romênia. Nessa época, escreveu vários livros, um dos quais, Caligrafia na Neve, recebeu em 1940 o Prêmio Real de Poesia em seu país.

    No entanto, é com a publicação de A 25ª Hora que se afirmará como um dos maiores escritores da nossa época. É essa obra um dos testemunhos mais vivos e pungentes da última guerra. Poderíamos chamá-lo ”documentário”, pois por seu ritmo cinemático é ficção literária e filme, mas é também história de amor e guerra, é autobiografia impressionista. É, acima de tudo, estranho documento humano.
    A história de Lohann Moritz, que será sucessivamente judeu quando é ariano, e depois ariano puro, da raça superior, que será tratado pelos Aliados como amigo e depois como inimigo, que se arrastou por trinta e oito campos de concentração das mais diversas nações, é a história de loucos narrada com a precisão escrupulosa de um memoralista consciencioso, é a expressão literal do que o homem tende a devir num mundo que o nega. Um mundo em que os ”cidadãos” tendem a tomar o lugar dos homens. Mas esses ”cidadãos” não vivem nos matos nem na selva, vivem nos escritórios; são mais cruéis que os animais ferozes; são o produto do cruzamento dos homens com as máquinas. Uma espécie bastarda, porém a mais poderosa na face da Terra.
    O escritor Traian Koruga e sua esposa Nora, embora tenham sido sempre favoráveis aos Aliados, sendo ela mesma judia e salva da perseguição alemã, andaram centenas de quilômetros, a pé, para alcançar a zona americana que lhes parecia um lugar de refúgio. Estão em Weimar. Mas o espírito que anima o governador americano da cidade não é certamente o de Goethe. Traian e sua mulher são portadores de passaportes romenos; ora, a Romênia faz parte da lista das potências inimigas; logo, devem ser tratados como inimigos.

    Mas por que A 25º Hora? É aquela que vem depois da última hora: aquela em que mesmo o advento de um Messias de nada adiantaria, porque uma sociedade tecnocratizada não pode criar o espírito e por conseguinte está lançada aos monstros.

    ARNOLD J. TOYNBEE — A Study of History.

    ResponderExcluir