segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Augusto Monterroso - O Grilo Professor

Sem Grilos


2 comentários:

  1. Augusto Monterroso Bonilla (Tegucigalpa, Honduras, 21 de dezembro de 1921 - Cidade do México, 7 de fevereiro de 2003) foi um escritor conhecido pelas suas coleções de relatos breves e hiperbreves.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_Monterroso

    ResponderExcluir
  2. A Ovelha Negra e Outras Fábulas

    Augusto Monterroso nasceu em 1921, na Guatemala. Em 1944, mudou-se para o México e, depois de muito observar a fauna daquele país e de outros, se convenceu de que "os animais se parecem tanto com o homem que às vezes é impossível distingui-los deste". Assim surgiu "A ovelha negra e outras fábulas", lançado pela Editora Record - Rio de Janeiro, 1983, com tradução de Millôr Fernandes e ilustrações de Jaguar, de onde extraímos o texto acima, pág. 71.

    Dele disse o escritor russo que se criou nos Estados Unidos, Isaac Asimov: "Os pequenos textos de A ovelha negra e outras fábulas, de Augusto Monterroso, aparentemente inofensivos, mordem os que deles se aproximam sem a devida cautela e deixam cicatrizes. Não por outro motivo são eficazes. Depois de ler "O macaco que quis ser escritor satírico", jamais voltei a ser o mesmo."

    Foi agraciado, em 2000, com o Prêmio Príncipe de Astúrias de Letras. Um dos escritores latinos mais notáveis, Monterroso tem predileção por contos e ensaios. "O dinossauro", uma de suas obras mais célebres, é considerado o menor conto da literatura mundial: "Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá". Augusto Monterroso faleceu em fevereiro/2003.

    Fonte:
    http://www.releituras.com/amonterroso_menu.asp

    ResponderExcluir