sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Paul Auster - Timbuktu

Conheça o seu amigo.


2 comentários:

  1. Paul Benjamin Auster (Newark, Nova Jérsei, Estados Unidos; 3 de fevereiro de 1947) é um escritor norte-americano autor de vários best-sellers como Timbuktu, O Livro das Ilusões, A Noite do Oráculo e A Música do Acaso.

    Licenciou-se em 1970 na Universidade de Columbia e viveu durante quatro anos em França. A sua proximidade à literatura francesa haveria de marcá-lo para sempre. Foi confesso admirador de André Breton, Paul Éluard, Stéphane Mallarmé, Sartre e Blanchot, alguns dos quais traduziu para a língua inglesa. O seu gosto pela tradução é muitas vezes referido pelo próprio, que aconselha os jovens escritores a traduzir poesia para entenderem melhor o significado intrínseco das palavras. Além destes autores, Paul Auster refere ainda como suas influências Dostoiévski, Ernest Hemingway, F. Scott Fitzgerald, Faulkner, Kafka, Hölderlin, Samuel Beckett e Marcel Proust.

    Em 1998, realizaria o seu primeiro filme, "Lulu on the Bridge". Nos seus livros é evidente a influência cinematográfica norte-americana e as suas histórias desenrolam-se numa sucessão que fazem lembrar um thriller, usando igualmente o método da "caixa chinesa", sucessão de histórias no interior umas das outras. A sua obra parece ser mais apreciada na Europa do que no seu país natal. Actualmente vive em Brooklyn, Nova Iorque, com a sua mulher, (escritora e crítica de arte) Siri Hustvedt. Auster tem dois filhos: Daniel (filho do primeiro casamento com a também escritora e tradutora norte-americana Lydia Davis, entre 1974 e 1978) e Sophie Auster (n. 1987), cantora e actriz de cinema (filha de Siri).

    Boa parte da sua história é contada por ele como se fosse uma autobiografia. "Da Mão para a Boca" reúne relatos de sua vida, um jogo criado pelo escritor chamado action baseball, e mais três peças, consideradas por ele mesmo como "fracas". Contudo, em 1981 assina o seu primeiro contrato com uma editora em início de laboração para publicação do seu manuscrito Squeeze Play, sob o pseudónimo de Paul Benjamin, que apenas o publica em edição brochada em 1982, no momento em que aquela já se encontrava em processo de falência. O livro foi apenas distribuído por duas livrarias de Nova Iorque e poucos exemplares foram vendidos. Em 1984, a editora Avon Books (hoje propriedade da HarperCollins Publishers) publica finalmente o referido romance policial.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Auster

    ResponderExcluir
  2. Timbuktu é um livro do escritor norte-americano Paul Auster.

    Timbuktu conta a amizade entre um vira-lata (Mr.Bones) e um poeta indigente (Willy) que perambulam pelo mundo.

    Através dos olhos e pensamentos de Mr.Bones acompanhamos as extravagâncias e fracassos de Willy.

    O cão sofre pelo dono, mas não deixa de amá-lo, nem quando este parte para Timbuktu - lugar onde vão os mortos - e parte para uma busca desesperada por um novo dono, sempre lembrando ternamente as lições de Willy, e esperando reencontrá-lo.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Timbuktu_%28livro%29

    ResponderExcluir