Livros: A Mais Importante das Ocupações — Ensinamentos de Khéty, Egito, XIIª dinastia.
Começo dos ensinamentos feitos por um natural de Sile, o filho de Duaf Khéty, para seu filho chamado Pépy, quando ele viajou rumo ao sul, para a Residência, a fim de deixá-lo na escola dos livros, entre filhos de magistrados, com a elite da Residência. Ele disse:
Vi muita gente humilhada, por isso abre teu coração para os livros! Observei os forçados à fadiga dos trabalhos manuais; eis que nada é melhor do que trabalhar com livros, é como uma barca deslizando na água!
Lê o final do livro do Compêndio e encontrarás a seguinte sentença: "Um escriba, em qualquer cargo de Residência, jamais sofrerá padecimento nela, ao passo que se obedecer a ordem de outro não ficará satisfeito".
Farei com que ames os livros mais do que à tua mãe. Farei com que sua beleza chegue diante de ti. É a mais importante das ocupações, não há outra como ela no Egito. Mal cresce, ele já é saudado, enviam-lhe para transmitir mensagens antes de chegar à idade de vestir aventa. Jamais vi um escultor em missão de transmitir uma mensagem, nem um ourives envia-la.
Ensinamentos de Khéty, Egito, XIIª dinastia (1991 a.C. - 1783 a.C.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário