quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Guy de Maupassant - O Horla

Epidemia de loucura


2 comentários:

  1. Henry René Albert Guy de Maupassant (5 de Agosto de 1850, Fécamp - 6 de Julho de 1893, Tourville-sur-Arques) foi um escritor e poeta francês com predileção para situações psicológicas e de crítica social com técnica naturalista. Foi amigo de Gustave Flaubert.

    Além de romances e peças de teatro, Maupassant deixou 300 contos, todos obras de grande valor. Merecem destaque, entre os mais famosos, Mademoiselle Fifi e Bola de sebo. "A Pensão Tellier" e "O Horla" podem ser considerados seus contos mais significativos.

    Faleceu no manicômio pouco antes de completar 43 anos, após tentativa de suicídio originada de perturbações causadas pela sífilis, que o atormentou por mais de uma década. Foi enterrado no cemitério de Montparnasse.

    Em 1881 publicou seu primeiro volume de contos sob o título de La Maison Tellier , que alcançou sua décima segunda edição dentro de dois anos; em 1883 terminou seu primeiro romance, Une Vie (traduzido para o Inglês como a vida da mulher), 25.000 cópias que foram vendidos em menos de um ano. Nos seus romances, ele se concentrou todas as suas observações espalhadas em seus contos. Sua segunda novela Bel-Ami, que saiu em 1885, tinha trinta e sete edições em quatro meses.

    Seu editor, Havard, encomendou a escrever obras-primas e Maupassant continuou a produzi-los. Nesta época, ele escreveu o que muitos consideram ser o seu maior romance, Pierre et Jean .

    Com uma aversão natural à sociedade, ele amava a aposentadoria, solidão e meditação. Ele viajou extensivamente na Argélia , Itália, Inglaterra, Grã Bretanha , Sicília , Auvergne , e de cada viagem trouxe um novo volume. Ele cruzou em seu iate privado "Bel-Ami", o nome de seu romance anterior. Conheceu Alexandre Dumas e Hippolyte Taine.

    Maupassant também escreveu sob vários pseudônimos , como Joseph Prunier, de Guy Valmont, e Maufrigneuse (que ele usou 1881-1885).

    Em seus últimos anos ele desenvolveu um constante desejo de solidão, uma obsessão para a auto-preservação, e um medo de morte e paranóia de perseguição enlouquecida que veio da sífilis que contraiu em seus primeiros dias. Em 2 de janeiro de 1892, Maupassant tentou cometer suicídio cortando sua garganta e estava comprometido com a célebre asilo privado do Dr. Esprit Blanche em Passy , em Paris, onde morreu em 6 de julho de 1893.

    wikipédia

    ResponderExcluir
  2. O Horla (em francês Le Horla) é um pequeno conto de terror de 1887 escrito em forma de jornal pelo escritor francês Guy de Maupassant. H. P. Lovecraft, em sua pesquisa Supernatural Horror in Literature, elogia O Horla.

    A história foi citada como inspiração para a obra de Lovecraft, The Call of Cthulhu, que também conta com seres extraterrestres que influenciam mentes e que são destinadas a controlar a humanidade.

    Enredo

    O conto possui duas versões; na primeira, a história é contada do ponto de vista de que os acontecimentos já ocorreram, já a segunda é relatada em primeira pessoa, em ordem cronológica, datada de dia e mês exatos para cada fato. Há pequenas alterações de um texto para o outro.

    O conto relata a história de um personagem com angústias e desordens mentais. À sua volta ele sente a presença de um ser estranho que decide chamar de Horla.

    Ao decorrer da história a sanidade do personagem e seus sentimentos de alienação são questinados enquanto que O Horla domina seus pensamentos. Ao perceber que tal ser bebe da água do protagonista, este coloca ao lado de sua cama vários tipos de alimentos, como vinho, morangos, leite e água; estes dois últimos são os únicos que são consumidos durante a noite, os demais permanecem intocáveis. Assim, ele começa a se questionar se seria ele mesmo que estaria tomando tais líquidos ou algum ser anormal estaria dentro do quarto.

    A presença do Horla se torna cada vez mais intolerável ao protagonista, chegando ao ponto de querer matar-se ou matar o Horla. No ponto em que o homem, que depois de duvidar se o ser seria algo de sua cabeça ou fruto de uma doença qualquer, já tem certeza de que esse ser é indubitavelmente poderoso, conjectura:

    Portanto, senhores, um Ser, um Ser novo que, sem dúvida, logo se multiplicará assim como nós nos multiplicamos, acaba de surgir sobre a terra.

    E prevendo a soberania de tal ser, que demonstrou-se primeiramente no Brasil, sobre a humanidade:

    Quem é? Meus senhores, é aquele que a Terra espera depois do homem! Aquele que vem nos destronar, nos subjugar, nos dominar e, talvez, alimentar-se de nós, como nos alimentamos dos bois e dos javalis. [...] E aqui está, meus senhores, para terminar um fragmento de jornal que chegou às minhas mãos e que vem do Rio de Janeiro. Eu leio: "Uma espécie de epidemia de loucoura parece alastrar-se há algum tempo na província de São Paulo. Os habitantes de várias aldeias fugiram, abandonando suas terras e suas casas, dizendo-se perseguidos e devorados por vampiros invisíveis que se alimentam da sua respiração durante o sono e que, além disso, só beberiam águas e às vezes leite!"

    Análise

    Muitos acreditam que o autor era louco quando escreveu este conto, mas foi somente mais tarde que Maupassant foi diagnosticado com doença mental. A aparente insanidade do protagonista contribui com o ar fantástico que percorre a obra.
    Influência

    O filme Diary of Madman é vagamente baseado em O Horla.
    Um episódio da segunda temporada de Star Trek conta com uma entidade inspirada no Horla.
    A trilogia Bartimaeus tem O Horla como um poderoso espírito

    wikipédia

    ResponderExcluir