quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Resenha para o Romance da Rosa, por Paulo Rónai

Alegorias medievais que se repetem


3 comentários:

  1. Guilherme de Lorris (em francês Guillaume de Lorris, Lorris, c. 1200 — c. 1238) foi um poeta francês da Idade Média.

    Pouco se sabe da sua vida, excepto que escreveu a primeira parte da obra Roman de la Rose cerca de 1230. Este poema, fortemente influenciado pelo conceito do amor cortês, teve grande influência ao longo de toda a Idade Média francesa.

    O poema de Guilherme, deixado inacabado com cerca de 4000 versos, foi continuado cerca de 40 anos mais tarde pelo poeta Jean de Meun, que escreveu uma segunda parte de caráter muito diferente.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guilherme_de_Lorris

    ResponderExcluir
  2. Paulo Rónai (Budapeste, 13 de abril de 1907 — Nova Friburgo, 1 de dezembro de 1992) foi tradutor, revisor, crítico, professor de francês e latim no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.

    Biografia

    Húngaro no nascimento e na educação primária, estudou também na França e na Itália antes de desembarcar, fugido da Segunda Guerra Mundial, no Brasil. Aqui, travou relações de amizade com Aurélio Buarque de Holanda Ferreira - com quem assinou diversos trabalhos -, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, dentre outros. De seus trabalhos destacam-se as traduções para o português das centenas de contos reunidas em Mar de Histórias (Ed. Nova Fronteira), além do trabalho minucioso de revisão, anotação, introdução e comentário da Comédia Humana, de Balzac, publicada pela Editora Globo. Casado com Nora Tausz Rónai, teve duas filhas, Cora Rónai, jornalista e escritora e Laura Rónai, flautista barroca e professora da UNIRIO.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_R%C3%B3nai

    ResponderExcluir
  3. A Enciclopédia Delta-Larousse é uma enciclopédia tradicional, em forma de volumes publicada em 1972 pela Editora Delta, do Rio de Janeiro. A obra foi organizada pelo filólogo brasileiro Antônio Houaiss (1915 - 1999). A Grande Enciclopédia Larousse Cultural é uma derivada desta.

    Composta de artigos e referência com vocabulário simples, mas informativo e eficiente, tem sido amplamente utilizada nas bibliotecas escolares do Brasil. No formato "Capa Dura", com páginas em papel especial e fotos coloridas leva a uma leitura agradável e chamativa, suprindo bem a sua função de enciclopédia de referência geral.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia_Delta-Larousse

    ResponderExcluir