domingo, 2 de setembro de 2012

Carl Sagan - O Cérebro de Broca

Pombas magnéticas


2 comentários:

  1. Carl Edward Sagan (Nova Iorque, 9 de novembro de 1934 — Seattle, 20 de dezembro de 1996) foi um cientista, astrônomo, cosmólogo, autor, escritor de ficção científica e um grande divulgador científico norte-americano[2]. Ele passou grande parte da carreira como professor da universidade Cornell, onde era diretor do laboratório de estudos planetários. Ele é autor de mais de 600 publicações científicas, e também autor de mais de 20 livros de ciência e ficção científica. Foi durante a vida um grande defensor do ceticismo, fundou a instituição de pesquisas SETI, fundou a organização não-governamental Sociedade Planetária e foi pioneiro no ramo da ciência exobiologia.

    Em 1960, obteve o título de doutor pela Universidade de Chicago.

    Sagan é conhecido por seus livros de divulgação científica e pela premiada série televisiva de 1980 Cosmos: Uma Viagem Pessoal, que ele mesmo narrou e co-escreveu. O livro Cosmos foi publicado para complementar a série. Sagan escreveu o romance Contato, que serviu de base para um filme homônimo de 1997. Morreu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com uma rara e grave doença na medula óssea (mielodisplasia).

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan

    ResponderExcluir
  2. O Cérebro de Broca

    Sinopse

    Desde que existem seres humanos que nos pomos questões mais profundas e fundamentais, ou seja, as que evocam surpresa e estimulam pelo menos a nossa consciência trémula e pouco experiente. Essas questões são as que se prendem com a origem da consciência, a vida no nosso planeta, o princípio da Terra, a formação do Sol, a possibilidade da existência de seres pensantes algures para lá das profundezas do céu; e ainda - e esta é a maior pergunta de todas - a que diz respeito ao advento, à natureza e ao destino último do universo. Até há muito pouco tempo, na história da humanidade, estes temas eram do pelouro exclusivo dos filósofos e dos poetas, dos impostores e dos teólogos. […] Mas hoje, como resultado de um conhecimento dolorosamente extraído da natureza e através de observações e experiências, estamos habilitados a dar, pelo menos, respostas preliminares a muitas destas perguntas.»
    in Introdução
    Livro emocionante, cautelosamente pensado e criteriosamente pesquisado, O Cérebro de Broca - Reflexões Sobre a Beleza da Ciência é filosofia científica que se lê com imenso prazer, e é a mensagem de uma enorme esperança para a humanidade, aliada a uma advertência séria sobre os perigos que surgirão pelo caminho - alguns deles já à vista.

    Fonte e LInk:
    http://baixarbonslivros.blogspot.com.br/2010/09/o-cerebro-de-broca-carl-sagan.html

    ResponderExcluir