sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Platão - Fedro — Sobre a invenção da escrita

A escrita é uma invenção que já nasceu polêmica.


2 comentários:

  1. Platão (em grego antigo: Πλάτων, transl. Plátōn, "amplo",[1] Atenas,[nota 1] 428/427[nota 2] – Atenas, 348/347 a.C.) foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversos diálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.[11] Acredita-se que seu nome verdadeiro tenha sido Arístocles[12]; Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético ou os ombros largos, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas, entre eles a ética, a política, a metafísica e a teoria do conhecimento.

    A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos tenham colocado em dúvida a autenticidade de pelo menos algumas destas obras.[13] Estas obras também foram publicadas em diversas épocas, e das mais variadas maneiras, o que levou a diferentes convenções no que diz respeito à nomenclatura e referenciação dos textos.

    Embora não exista qualquer dúvida de que Platão lecionou na Academia fundada por ele, a função pedagógica de seus diálogos - se é que alguma existia - não é conhecida com certeza. Os diálogos, desde a época do próprio Platão, eram usados como ferramenta de ensino nos tópicos mais variados, como filosofia, lógica, retórica, matemática, entre outros.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Plat%C3%A3o

    ResponderExcluir


  2. No diálogo Φαῖδρος, "Fedro, pertencente ao segundo grupo, Platão trata da arte retórica, mas também se fala a respeito de outros temas não relacionados, como a loucura, o amor sensual e a reeencarnação da alma. É um dos tratados platônicos de maior qualidade literária e acredita-se que foi composto por volta de -370.
    Resumo

    Personagens: Sócrates e o jovem Fedro. Um discurso de Lísias é mencionado, mas ele não está presente.

    Fonte:
    http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0643

    ResponderExcluir