domingo, 30 de setembro de 2012

Truman Capote - Música para Camaleões

E agora?Acredita?


2 comentários:

  1. Truman Streckfus Persons, mais conhecido como Truman Capote (Nova Orleans, 30 de setembro de 1924 — Los Angeles, 25 de agosto de 1984) foi um escritor e comediante norte-americano, o qual escreveu vários contos, romances e peças teatrais, reconhecidas como clássicos literários. Foi o pioneiro do jornalismo literário, sendo Breakfast at Tiffany's a sua obra mais famosa.

    Considerado um dos mais famosos escritores do século XX, Capote teve uma infância marcada pela negliência e conflito dos pais, fatos etes levaram Truman a ser criado por parentes de sua mãe, em Monroeville (Alabama), Alabama.

    Obra

    O seu primeiro romance apresenta um mundo adolescente situado entre a realidade e a fantasia, e que literariamente pode incluir-se na tradição gótica do Sul dos Estados Unidos. Em 1958 obtém outro êxito com Breakfast at Tiffany's (Ao começo do dia ou Bonequinha de Luxo).

    O seu grande sucesso é A Sangue Frio (In Cold Blood) (1966), obra com que inicia um gênero por ele denominado non-fiction novel (ou seja, romance-documento ou romance de não-ficção). Nela reconstrói minuciosamente um fato real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. A história deste livro é relatada no filme Capote, indicado a 5 Oscar. Capote nunca foi premiado pela obra, no entanto, a premiação foi do público em geral, pois sua obra lhe rendeu por volta de dois milhões de dólares e o tornou rico. Mas a história desse assassinato brutal foi sua última obra relevante.

    Posteriormente publica Música para Camaleões (Music for Chameleons). Escreve também guiões para filmes, como Beat the Devil e um musical para a Broadway, House of Flowers.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Truman_Capote

    ResponderExcluir
  2. Música para Camaleões (Music for Chameleons, no original) é um livro do escritor estadunidense Truman Capote, publicado originalmente em 1980.

    Conta com uma coleção de breves textos cujos perfis se encaixam na literatura de não-ficção. Os fatos reais e as vivências do autor com personagens reais são contados com o estilo que o consagrou desde a publicação de seu clássico livro A Sangue Frio (In Cold Blood), de 1966. Esse estilo foi iniciado por Capote e teve a denominação dada pelo próprio autor de "romance de não-ficção".

    Alguns personagens que podem ser encontrados no livro são Marilyn Monroe, Willa Cather e um serial-killer ligado à família Manson.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_para_camale%C3%B5es

    ResponderExcluir