sábado, 29 de setembro de 2012

Miguel de Cervantes - Don Quixote de La Mancha

Das dificuldades do heroísmo


Um comentário:

  1. Miguel de Cervantes Saavedra [a] (Alcalá de Henares, 29 de setembro de 1547 — Madrid, 22 de abril de 1616) foi romancista, dramaturgo e poeta castelhano.A sua obra-prima, Dom Quixote, muitas vezes considerado o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerado um dos melhores romances já escritos. Seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura. A sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).

    Vida literária

    Finalmente, em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte não aparece até 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Num ano antes aparece publicada uma falsa continuação de Alonso Fernández de Avellaneda.

    Entre as duas partes de Dom Quixote, aparecem as Novelas exemplares (1613), um conjunto de doze narrações breves, bem como Viagem de Parnaso (1614). Em 1615 publica Oito comédias e oito entremezes novos nunca antes representados, mas seu drama mais popular hoje, A Numancia, além de O trato de Argel , ficou inédito até ao final do século XVIII.

    Miguel de Cervantes morreu em 1616, parecendo ter alcançado uma serenidade final de espírito.

    Um ano depois de sua morte aparece a novela Os trabalhos de Persiles e Sigismunda.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Cervantes

    ResponderExcluir